A Sony patenteou um novo sistema de software destinado a prevenir que crianças acessem conteúdo restrito por idade, expandindo os controles parentais na plataforma PlayStation. Esse sistema inovador utiliza inteligência artificial para analisar dados do jogador, como chat de voz e texto, padrões de jogo e movimento do personagem no jogo, para determinar se o usuário é provavelmente uma criança.
Como Funciona o Sistema
O software alimenta dados de entrada, como chat de voz e texto, padrões de jogo, em um programa de inteligência artificial que determina se os estilos de bate-papo e jogo são provavelmente de uma criança. Se for esse o caso, a conta é bloqueada, uma advertência é exibida na tela, e uma notificação é enviada ao proprietário da conta parental. Esse sistema visa prevenir que crianças utilizem brechas para jogar games restritos nas contas dos pais.
A patente detalha que o software de restrição de idade se baseia em uma leitura de IA de dados do jogador, incluindo fotos ou vídeos se uma câmera facial estiver sendo usada, padrões de fala e gramática em chat de voz e texto, bem como irregularidades no movimento do personagem no jogo. Por exemplo, uma criança jogando um game com classificação para adultos pode não conhecer ou entender os controles e mover o personagem de maneira errática, o que a IA reconheceria como diferente do usuário habitual da conta, determinando potencialmente que o jogador é uma criança.
Leia mais:
- Primeiro Jogo de Playstation 6 é Anunciado para por Hideo Kojima e Sony
- Sony quer Detectar Pulso dos Jogadores de PS5
- PS5 Alcança o Melhor Ano da Sony no Japão em Quase 20 Anos
Embora não haja garantia de que esse software será implementado, ele reflete os esforços da Sony para proteger jovens gamers, atendendo à crescente demanda por medidas de segurança aprimoradas na indústria de jogos.