A Sony provocou a ira da comunidade de anime ao anunciar planos para apagar conteúdo digital comprado como parte da fusão da Funimation com a Crunchyroll. A gigante japonesa, que possui uma influência significativa sobre essa popular forma de mídia por ser proprietária de todos os principais serviços de streaming e uma grande parcela de conteúdo, enfrenta críticas apesar de argumentar que a existência da Netflix e da Disney+ impede que tenha um monopólio no mercado.
No entanto, isso não a impede de eliminar uma vasta quantidade de conteúdo digital quando a Funimation deixar de existir em 2 de abril. Além de oferecer streaming sob demanda, a Funimation também lançava DVDs e Blu-rays físicos, incluindo códigos digitais que permitiam adicionar o conteúdo à biblioteca do usuário para ser transmitido “para sempre”.
Exceto que essas cópias digitais deixarão de existir ainda este ano. “Por favor, note que a Crunchyroll atualmente não suporta cópias digitais da Funimation, o que significa que o acesso a cópias digitais previamente disponíveis não será suportado”, disse um porta-voz. “No entanto, estamos continuamente trabalhando para aprimorar nossas ofertas de conteúdo e fornecer a você uma experiência excepcional de streaming de anime.”
Leia mais:
- Sem Concorrência? Desenvolvedores do Playstation Estão Insatisfeitos com os Jogos Multiplataforma do Xbox
- Helldivers 2 Faz História Como o Maior Lançamento da Sony para PC,
- Stellar Blade Retorna à Vida como Exclusivo Esperado do PS5
Aqueles que mantiveram seus DVDs e Blu-rays, claro, ainda poderão desfrutar deste conteúdo, mas alguns estão frustrados porque decidiram revender ou presentear suas cópias físicas, assumindo que teriam acesso ao conteúdo digital indefinidamente. É um lembrete contundente de que, independentemente do que as empresas digam, o conteúdo digital não dura para sempre – e seu acesso ao conteúdo está, em última análise, nas mãos de executivos que mantêm os servidores ligados.