Em uma recente atualização de negócios via podcast, a liderança da Xbox confirmou que quatro jogos exclusivos do ecossistema Xbox estarão disponíveis em plataformas concorrentes. Essa atualização veio como uma resposta aos rumores crescentes de que a Xbox estaria planejando se tornar completamente terceirizada.
Os rumores começaram no mês passado, com especulações sobre o sucesso surpresa de 2023 da Tango Gameworks, Hi-Fi Rush, e o jogo de aventura pirata da Rare, Sea of Thieves, ambos sendo planejados para portabilidade para as plataformas concorrentes PlayStation 5 e Nintendo Switch. Considerando a escala menor de ambos os jogos e o status de Sea of Thieves como um jogo de serviço contínuo, os rumores pareciam fazer sentido.
No entanto, a comunidade Xbox entrou em histeria quando mais rumores começaram a surgir sobre jogos exclusivos maiores como Starfield, Halo Infinite e Gears of War indo para o PlayStation 5. Até mesmo alguns dos jogos AAA mais importantes da Xbox previstos para 2024, como Senua’s Saga: Hellblade 2 e Indiana Jones e o Grande Círculo, também entraram no turbilhão de rumores, causando ainda mais alvoroço.
Finalmente, os fãs da Xbox ganharam alguma clareza oficial, já que os líderes da Xbox, Phil Spencer, Sarah Bond e Matt Booty, sentaram-se no último podcast da Xbox para definir os planos futuros da marca. Spencer expressou que a Xbox planeja levar quatro de seus jogos exclusivos para outras plataformas, mas fez questão de confirmar que isso não indica uma mudança completa na estratégia de exclusividade da Xbox.
Embora ele não tenha confirmado quais são esses jogos, especificou que dois deles são títulos de menor escala, com os outros dois sendo jogos de serviço focados na comunidade; todos eles estão disponíveis há pelo menos um ano. Spencer também confirmou que Starfield e o aguardado Indiana Jones and the Great Circle permanecerão exclusivos do ecossistema Xbox.
“Então, tomamos a decisão de levar quatro jogos para os outros consoles – apenas quatro jogos, não uma mudança em nossa estratégia fundamental de exclusividade.”
Phil Spencer, Chefe da Xbox
Nenhum dos três líderes da Xbox confirmou explicitamente em quais plataformas esses quatro jogos serão lançados, embora se possa presumir que PS5 e Switch serão os alvos. Quanto a quais jogos podem ser, Hi-Fi Rush e Pentiment da Obsidian Entertainment fazem mais sentido como dois dos projetos de paixão menores da Xbox. Spencer mencionou que ambos os títulos “nunca foram realmente destinados a ser construídos como exclusivos de plataforma”.
Considerando que ambos os jogos estavam em produção bem antes da Xbox adquirir seus respectivos estúdios, eles provavelmente foram inicialmente planejados para serem multiplataforma. Quanto aos dois jogos de serviço ao vivo, Sea of Thieves é a maior probabilidade, já que é, sem dúvida, o jogo contínuo de maior sucesso da Xbox. Grounded da Obsidian, um sandbox de sobrevivência, seria outro candidato sólido.
Serão Apenas Quatro Jogos Revelados?
Os fãs podem esperar que esses quatro jogos sejam revelados por seus respectivos estúdios em breve, talvez na esperada apresentação de junho da Xbox. Phil Spencer afirmou firmemente que são apenas esses quatro títulos que estarão disponíveis em outros consoles. Será interessante ver se outros jogos menores da Xbox se juntarão a eles no PlayStation 5 e Switch no futuro, ou se realmente serão os únicos quatro jogos da Xbox a fazer a transição.
Leia mais:
- Tomb Raider: Revelado o Novo Visual de Lara Croft para o Próximo Jogo
- Decisão Final: Starfield e Indiana Jones Continuarão Fora do Alcance do PS5. Saiba Mais!
- Data Confirmada para Diablo 4 no Xbox Game Pass. Detalhes Aqui!
- Revelações Bombásticas: Presidente da PlayStation Exige Mudanças Urgentes!
Com uma assinatura do Game Pass e o sistema mais poderoso atualmente disponível, o Xbox Series X oferece acesso a uma seleção praticamente ilimitada de jogos. O Xbox Series X também se destaca por seus gráficos impressionantes e tempos de carregamento ultrarrápidos, proporcionando uma experiência de jogo sem paralelo.