Shawn Layden, ex-CEO da SIE America e presidente dos Worldwide Studios, reiterou a importância da exclusividade durante sua recente participação em um podcast.
Falando no podcast What’s Up PlayStation, o ex-executivo da Sony discutiu a importância dos jogos first-party e sua função no mercado.
“A exclusividade sempre será importante, ela ajuda a focar e destacar as características da sua plataforma. O que você pode fazer aqui tecnicamente que não pode fazer em outro lugar.
“Mas, à medida que sua plataforma se estabelece e o mercado reconhece onde você se encaixa nesse panteão de opções de jogos, eu acho que a necessidade de exclusividade se torna um pouco menor.”
Em uma entrevista recentemente publicada com a Gamesbeat, o ex-líder da PlayStation descreveu os orçamentos crescentes dos jogos first-party como seu “calcanhar de Aquiles”.
Altos Investimentos em Jogos Precisam de Retornos
Quando os custos de um jogo ultrapassam $200 milhões, a exclusividade é seu calcanhar de Aquiles”, disse Layden à Gamesbeat. “Isso reduz seu mercado alvo. Especialmente quando você está no mundo dos jogos de serviço ao vivo ou free-to-play. Outra plataforma é apenas uma forma de abrir o funil, trazendo mais pessoas.
Em outra parte do podcast, Layden também falou sobre a filosofia de exclusividade da PlayStation em seus primeiros anos e como seu foco em ser uma plataforma aberta para terceiros a diferenciava da Sega e da Nintendo.
Leia mais:
- Por Que os Trajes de Stellar Blade no PS5 Estão Virando Assunto?
- Novo Jogo Digimon Story Está em Desenvolvimento
- Steam Oferece RPGs por R$ 10 e Jogos da Bandai Namco com até 90% de Desconto
- Surpresa Nintendo: 3 Jogos do Mario do Game Boy e GBC Chegando ao Switch Online. Saiba Mais!
A PlayStation nunca foi uma plataforma impulsionada por first-party. Se você olhar para a Nintendo & Sega nos anos 90, a maior parte do mercado de software era composta por jogos first-party. Você poderia publicar no N64, mas os 10 melhores jogos sempre seriam jogos da Nintendo.
A PlayStation sempre começou com um foco em terceiros na base do negócio da plataforma.
“First-party não está lá para roubar participação de mercado da Electronic Arts ou Square, first-party está lá para fazer o bolo crescer.”
Fonte: What’s Up PlayStation (Podcast)