Apple Encerra Conta da Epic Games na App Store. Entenda o Porquê!

A Apple anunciou a terminação da conta de desenvolvedor da Epic Games na App Store, efetivamente impedindo a empresa de lançar aplicativos ou jogos nas plataformas iOS e macOS da Apple. Essa decisão surge após um recente veredito da União Europeia que obrigaria a Apple a permitir alternativas à App Store em seus dispositivos, promovendo assim a competição entre a Apple e outras potenciais lojas de aplicativos e jogos. A Epic Games tem sido bastante vocal sobre seu desejo de trazer a Epic Games Store para os iPhones há algum tempo.

Ao terminar a conta de desenvolvedor da Epic, a Apple elimina um dos maiores competidores potenciais da App Store, segundo declaração da Epic Games em um post de blog. “Eles estão minando nossa capacidade de ser um concorrente viável e mostrando a outros desenvolvedores o que acontece quando você tenta competir com a Apple ou critica suas práticas injustas.”

Apple Encerra Conta da Epic Games na App Store
Reprodução: App Store

De acordo com a Epic, a Apple citou várias postagens na plataforma de mídia social X (anteriormente Twitter), onde Tim Sweeny, chefe da Epic, criticou as práticas comerciais da Apple. A Apple também declarou que a Epic representa uma ameaça ao seu ecossistema.

A Epic também mencionou o passado em que trabalhou com a Apple no lançamento de vários aplicativos, tecnologias e até jogos para o hardware da Apple, incluindo Rocket League Sideswipe, RealityScan, Postparty, Unreal Remote 2, e até trabalhos contratados para Horizon Chase 2 e Wonderbox.

Por sua vez, a Apple divulgou sua própria declaração sobre a revogação da conta de desenvolvedor da Epic, afirmando que optou por exercer seu direito de encerrar as contas da Epic a seu critério, considerando o “comportamento passado e contínuo da Epic”.

Leia mais:

“A grave violação da Epic de suas obrigações contratuais com a Apple levou os tribunais a determinar que a Apple tem o direito de encerrar ‘qualquer ou todas as subsidiárias de propriedade integral, afiliadas e/ou outras entidades sob o controle da Epic Games a qualquer momento e a critério exclusivo da Apple'”, disse a Apple em sua declaração. “Diante do comportamento passado e contínuo da Epic, a Apple optou por exercer esse direito.”

Fonte: Tim Sweeney