Ex-chefe da PlayStation: ‘Exclusividade Sempre Será Importante’

Shawn Layden, ex-CEO da SIE America e presidente dos Worldwide Studios, reiterou a importância da exclusividade durante sua recente participação em um podcast.

Falando no podcast What’s Up PlayStation, o ex-executivo da Sony discutiu a importância dos jogos first-party e sua função no mercado.

“A exclusividade sempre será importante, ela ajuda a focar e destacar as características da sua plataforma. O que você pode fazer aqui tecnicamente que não pode fazer em outro lugar.

“Mas, à medida que sua plataforma se estabelece e o mercado reconhece onde você se encaixa nesse panteão de opções de jogos, eu acho que a necessidade de exclusividade se torna um pouco menor.”

Shawn Layden Altos Investimentos em Jogos Precisam de Retornos
Reprodução: PS Up! Brasil

Em uma entrevista recentemente publicada com a Gamesbeat, o ex-líder da PlayStation descreveu os orçamentos crescentes dos jogos first-party como seu “calcanhar de Aquiles”.

Altos Investimentos em Jogos Precisam de Retornos

Quando os custos de um jogo ultrapassam $200 milhões, a exclusividade é seu calcanhar de Aquiles”, disse Layden à Gamesbeat. “Isso reduz seu mercado alvo. Especialmente quando você está no mundo dos jogos de serviço ao vivo ou free-to-play. Outra plataforma é apenas uma forma de abrir o funil, trazendo mais pessoas.

Em outra parte do podcast, Layden também falou sobre a filosofia de exclusividade da PlayStation em seus primeiros anos e como seu foco em ser uma plataforma aberta para terceiros a diferenciava da Sega e da Nintendo.

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A PlayStation nunca foi uma plataforma impulsionada por first-party. Se você olhar para a Nintendo & Sega nos anos 90, a maior parte do mercado de software era composta por jogos first-party. Você poderia publicar no N64, mas os 10 melhores jogos sempre seriam jogos da Nintendo.

A PlayStation sempre começou com um foco em terceiros na base do negócio da plataforma.

“First-party não está lá para roubar participação de mercado da Electronic Arts ou Square, first-party está lá para fazer o bolo crescer.”

Fonte: What’s Up PlayStation (Podcast)