Jogadores de PS5 Gastam Mais Tempo em Jogos Individuais do que em Multiplayer, Sugerem Documentos Vazados

Documentos supostamente vazados indicam que a base de usuários do PlayStation 5 tem dedicado significativamente mais tempo a jogos individuais (single player) do que a jogos multiplayer. Essa tendência é uma revelação interessante, considerando a popularidade dos jogos multiplayer e a natureza competitiva e social que eles oferecem.

O vazamento de dados da Insomniac Games no mês passado foi um golpe devastador, com mais de 13 milhões de arquivos internos sendo roubados e compartilhados na internet por hackers de ransomware. Além de detalhes sobre vários jogos planejados pelo estúdio para os próximos anos, dados internos e métricas da PlayStation como um todo, que não haviam sido divulgados publicamente, também foram compartilhados.

Conforme compartilhado pelo usuário do Twitter FunkyClam via Exputer, uma apresentação interna de atualização de negócios da Sony de fevereiro de 2023 mostra que os usuários do PS5 passaram muito mais tempo jogando títulos individuais do que jogos multiplayer. Uma análise mês a mês das horas totais de jogo pela base de usuários coletiva do PS5 revela que, desde o lançamento do console, a maioria do tempo de jogo foi dedicada a jogos individuais, geralmente representando mais de 50% do tempo de jogo mensal.

Comparação com Jogos Multiplayer

Mesmo em dezembro de 2022, dos 1,6 bilhão de horas de jogo, 59% foram gastas em jogos individuais, 20% em títulos multiplayer gratuitos e 21% em jogos multiplayer que requerem uma assinatura do PlayStation Plus. Uma análise semelhante combinando as bases de usuários do PS5 e PS4 mostra resultados consistentes, com engajamento em jogos individuais consistentemente superando o multiplayer.

Leia mais:

Esses dados sugerem que, apesar dos esforços de muitos desenvolvedores e publicadores para criar modelos de serviço ao vivo bem-sucedidos, a base de usuários do PlayStation continua a preferir experiências de jogo individuais. Isso pode ser uma surpresa para alguns, mas reafirma que a base de usuários do PlayStation tem sido tradicionalmente um público forte para experiências individuais.