Quem Criou o Free Fire?

Quem criou o Free Fire? Essa pergunta pode parecer simples à primeira vista, e a resposta que muitos poderiam apontar é Garena. No entanto, a realidade é um pouco mais complexa.

A Garena, uma empresa sediada em Singapura, é frequentemente reconhecida como a distribuidora do jogo e é atualmente a proprietária do estúdio que originalmente desenvolveu o título. Neste artigo, vamos explorar em detalhes quem realmente criou o Free Fire e como o jogo se tornou um fenômeno global.

O Início do Free Fire

Free Fire foi lançado em dezembro de 2017, e é conhecido por ser o primeiro e único título próprio da Garena, uma companhia especializada em eSports e na distribuição de jogos nos países do Leste Asiático. O jogo, um shooter de terceira pessoa para celulares, emergiu seguindo a popularidade do gênero Battle Royale, consolidado por títulos como Fortnite e PUBG.

Como Criar uma Sala Personalizada no Free Fire
Reprodução: PS Up! Brasil

Notavelmente, Free Fire foi lançado para dispositivos móveis antes das versões de Fortnite e PUBG, posicionando-se rapidamente como um dos jogos mais populares do gênero em plataformas móveis. Inicialmente, até ganhou o apelido de “o Fortnite de Singapura”, mas logo superou essa comparação, estabelecendo uma identidade própria.

A Verdadeira Origem do Free Fire

Apesar da Garena ser a face mais visível associada ao Free Fire, a verdadeira criação do jogo foi obra do 111dots Studio, um pequeno estúdio do Vietnã. Este estúdio chamou a atenção da Garena com seu protótipo polido e promissor de Free Fire, o que levou a sua aquisição pela companhia de Forrest Li em setembro de 2017. Esse movimento ocorreu pouco antes do lançamento do primeiro beta do jogo, que já demonstrava grande potencial para competir no mercado global de jogos.

Conheça o Forrest Li criador do free fire e shopee A Verdadeira Origem do Free Fire

A Contribuição de Forrest Li e a Garena

Forrest Li, o fundador da Garena, é um engenheiro e empresário de origem chinesa, naturalizado cidadão de Singapura, que anteriormente trabalhou para a Motorola em Xangai. O sucesso estrondoso de Free Fire ajudou Li a se tornar o segundo desenvolvedor de jogos móveis a atingir o status de bilionário, seguindo os passos de Tim Sweeney da Epic Games. Sob a gestão da Garena, agora uma divisão da Sea Limited (anteriormente conhecida como Garena), o jogo continuou a prosperar e expandir seu alcance global.

Interessantemente, a Garena é parcialmente controlada pela Tencent, gigante da tecnologia que detém 39,7% da empresa. A Tencent também possui participações significativas na Epic Games e na Bluehole/PUBG Corporation, além de ser proprietária da TiMi Studios, responsável pelo desenvolvimento de Call of Duty: Mobile. Essas conexões destacam o papel da Tencent como um influente player no mercado global de jogos.

Manutenção do Sucesso e Legado

A decisão estratégica da Garena de comprar o 111dots Studio e manter a equipe original foi fundamental para preservar a qualidade e a essência de Free Fire.

Esta abordagem garantiu que o jogo não só mantivesse sua popularidade inicial, mas também continuasse a evoluir e competir com outros grandes nomes como Fortnite, PUBG Mobile e Call of Duty: Mobile.

Leia mais:

Free Fire permanece como um dos Battle Royales mais jogados em dispositivos móveis, com uma base de jogadores fiel e crescente. A história por trás de sua criação é um testemunho do dinamismo e da complexidade da indústria de jogos, onde a inovação pode vir de qualquer parte do mundo e ser catapultada para o sucesso global por meio de colaborações estratégicas.