Sony Anuncia que Não Lançará Mais Títulos de Grandes Franquias

A primeira metade da vida do PS5 viu a Sony continuar a lançar exclusivos de primeira linha com o mesmo ímpeto impressionante que definiu grande parte da vida do PS4. No entanto, parece que as coisas definitivamente desaceleraram. Em 2023, Marvel’s Spider-Man 2 foi o único grande título de destaque de primeira linha lançado para o PlayStation 5 e, como alguns esperavam, a Sony agora confirmou que não lançará jogos dessa escala até o final do próximo ano fiscal, ou seja, até pelo menos 1º de abril de 2025.

Durante a recente chamada de resultados trimestrais da Sony, o presidente do Sony Group, COO e CFO Hiroki Totoki, disse que, embora títulos de primeira linha estejam atualmente em desenvolvimento, a empresa não planeja lançar novos títulos em “franquias principais existentes” no próximo ano fiscal (abril de 2024 a março de 2025).

Sony Anuncia que Não Lançará Títulos Grandes  em 2024

“Em relação ao software de primeira linha, pretendemos continuar focando na produção de obras de alta qualidade e no desenvolvimento de jogos de serviço ao vivo”, disse Totoki (transcrição via Gematsu). “Mas, enquanto grandes projetos estão atualmente em desenvolvimento, não planejamos lançar novos títulos de franquias principais existentes no próximo ano fiscal, como God of War Ragnarok e Marvel’s Spider-Man 2.”

O que Podemos Esperar de Lançamentos para o Playstation em 2024?

Helldivers 2 foi o primeiro lançamento de primeira linha da Sony em 2024 e recebeu aclamação crítica e comercial generalizada. A empresa tem mais três títulos de primeira linha confirmados para lançamento em 2024, com Rise of the Ronin saindo em março, Stellar Blade em abril e um remaster aprimorado de Until Dawn mais tarde no ano.

Death Stranding 2: On the Beach está oficialmente programado para ser lançado em algum momento de 2025, embora os comentários de Totoki sugiram que não será no primeiro trimestre do ano. Enquanto isso, vazamentos originados do ataque de dados da Insomniac Games em dezembro também revelaram que o desenvolvedor estava planejando lançar Marvel’s Venom em 2025, embora isso, claro, ainda não tenha sido anunciado oficialmente.

Leia mais:

Além disso, Totoki também disse durante a chamada de resultados que, com o PS5 prestes a entrar na segunda metade de seu ciclo de vida ativo, a Sony também espera um “declínio gradual” nas vendas de hardware do console a partir do próximo ano fiscal, que começa em 1º de abril de 2024.

Declínio do Playstation 5

“Em relação ao hardware do PlayStation 5, que entrará em seu quinto ano desde o lançamento, parcialmente devido ao fato de estar entrando na segunda metade do ciclo do console, visamos otimizar as vendas com maior ênfase no equilíbrio com os lucros, então antecipamos um declínio gradual nas vendas de unidades a partir do próximo ano fiscal”, disse Totoki. “Esperamos que as vendas de software de terceiros continuem a expandir gradualmente devido à expansão da base instalada do PlayStation 5 e ao alto nível de engajamento do usuário.

Em serviços de rede, esperamos que os assinantes fiquem no mesmo patamar deste ano fiscal ou um pouco menos devido ao impacto da revisão de preço que implementamos neste ano fiscal, mas esperamos que as vendas se expandam gradualmente devido à transição para serviços premium atraentes.”