Sony Patenteia Modo de “Auto-Play” Impulsionado por IA para Jogos

A Sony acaba de registrar uma patente para um novo sistema impulsionado por inteligência artificial que poderia permitir a automação de partes de jogos. Como todas as grandes empresas de tecnologia, a Sony registra numerosas patentes todos os anos, mas esta se destaca pelo seu potencial de mudar drasticamente a maneira como os jogos são jogados.

Como uma das líderes do mercado de jogos, a Sony parece estar se preparando para o lançamento do PS5 Pro em 2024, enquanto também desenvolve novas tecnologias que poderiam transformar a indústria de jogos.

Novo Jogo do PlayStation Tem Nome Vazado Intergalactic The Heretic Prophet

A recente patente registrada pela empresa propõe a criação de um sistema de IA que permitiria aos jogadores pular segmentos de jogo utilizando um “Modo de Auto-Play“. Segundo a patente, o modo de jogo automático usaria um modelo de IA para aprender a simular estilos de jogo, captando informações de serviços baseados na nuvem, como a PlayStation Network (PSN).

Como funcionará o Auto Play da Sony?

A patente inclui algumas ideias para a implementação desta nova tecnologia, como emular o estilo específico de jogo de um gamer depois de aprender com algumas seções de jogabilidade repetitiva. Uma ideia relacionada é o conteúdo antecipado de grinding (AGC), dando ao jogador a chance de ativar esta opção antes que momentos percebidos de jogabilidade repetitiva comecem. Durante o jogo, os gamers teriam a opção de retomar o Modo de Auto-Play a qualquer momento ou receber uma notificação depois que uma seção tediosa tivesse sido completada.

Como funcionará o Auto Play da Sony

Controvérsias e Potenciais Benefícios

Embora a ideia de um modo de auto-play certamente seja controversa e possa não ser vista de maneira positiva por muitos jogadores, ela também pode ser útil. Jogadores que frequentemente se envolvem em jogos longos e cheios de tarefas repetitivas poderiam usar esse sistema para pular essas seções, jogando apenas as partes que os entretêm. Curiosamente, a patente indica que o sistema também poderia ser usado em jogos de terceiros, pois menciona o uso de dados de sistemas em nuvem como a PSN durante o treinamento da IA.

Leia mais:

No momento, não está totalmente claro em quais sistemas a tecnologia descrita nesta patente poderia ser implementada. Além do atual PS5 e do rumorado PS5 Pro, a Sony também registrou uma patente que apoia rumores de um dispositivo portátil PlayStation. Assim, o tempo dirá se este potencial Modo de Auto-Play se tornará uma realidade e em quais sistemas ele estará disponível.

Esta não é a única patente relacionada à IA que a Sony registrou recentemente. Em março, o fabricante do console também registrou uma patente que poderia facilitar como streams de vídeo games de IA reagem ao feedback dos espectadores. Essas inovações indicam um futuro empolgante e possivelmente polarizador para a interação e automação nos jogos.