Você Não Vai Acreditar no Que Aconteceu com o Último Lançamento do PS Plus!

O mais recente jogo disponibilizado no primeiro dia no PS Plus já está lutando para se manter à tona, apesar dos vários benefícios e vantagens do serviço.

O PS Plus é um ótimo serviço para jogadores do PlayStation, mas pode ser igualmente benéfico para os jogos também. Os vários níveis do PS Plus garantem que os jogadores possam acessar jogos que talvez não teriam de outra forma, e mesmo antes dos níveis serem introduzidos, grandes jogos ocasionalmente gracejavam o serviço, como Bloodborne ou Shadow of the Colossus. Talvez o benefício mais claro venha para jogos multiplayer lançados no primeiro dia, com o PS Plus fornecendo uma comunidade instantânea para jogos como Rocket League e Fall Guys, ambos os quais explodiram no lançamento. Poderia facilmente ser argumentado que eles poderiam ter sucesso sem o PS Plus, mas certamente ajudou. O mesmo era esperado, até certo ponto, para Foamstars da Square Enix também.

No papel, Foamstars tem todos os elementos de um ótimo jogo de tiro para festas. Foi comparado a Splatoon, é focado em jogabilidade multiplayer frenética, e tem uma premissa central que é louca o suficiente para funcionar. Quando foi anunciado como um jogo do primeiro dia para o PS Plus, muitos podem ter pensado que estava na mesma trajetória que Rocket League ou Fall Guys, mas parece ser o exato oposto. Rapidamente, parece que Foamstars foi considerado um fracasso por muitos jogadores do PlayStation.

Lançamento e Recepção de Foamstars no PS Plus

Foamstars não causou grandes impactos com seu lançamento, e então rapidamente desapareceu. Resta ver quanto foi jogado ou como continua a se apresentar, mas infelizmente parece que um encerramento está no futuro de Foamstars. Pelo menos uma métrica que vale a pena verificar é seu desempenho no Twitch, mas de acordo com o Twitchtracker, desempenho pode ser um pouco exagerado. Para um jogo multiplayer lançado no primeiro dia, seu pico de visualizações no dia do lançamento de 29K não é um bom sinal. Piorando a situação, esse número caiu drasticamente para apenas mil visualizações três dias depois. Tudo pode acontecer na indústria e seria ótimo ver Foamstars se recuperar, mas claramente teve um início difícil.

Críticas a Foamstars Destacam Problemas Centrais

Foamstar – Imagem: Divulgação

O motivo disso pode ser visto nas poucas críticas que já foram publicadas para Foamstars. Enquanto vários veículos ainda não publicaram uma crítica, já houve o suficiente para que Metacritic e OpenCritic as agregassem. Baseado em 10 críticas (embora nem todas pontuadas ainda), Metacritic dá a Foamstars uma pontuação Metascore de 59, com uma pontuação de usuário de 6.5/10 baseada em 273 críticas.

Da mesma forma, OpenCritic exibe uma classificação geral Fraca, uma Média dos Principais Críticos de 65, e 60% dos críticos recomendando com base em 5 críticas pontuadas. Parece haver um consenso geral sobre a qualidade, o que é um pouco surpreendente.

Leia mais:

Enquanto todos gostam e desgostam de jogos por diferentes razões, parece que os principais culpados dessas baixas pontuações são jogabilidade sem brilho, falta de conteúdo de lançamento e microtransações excessivamente agressivas. No entanto, há elogios significativos para os personagens de Foamstars, a sensação dentro da partida, e a diversão de seus elementos momento a momento, mas parece falhar na imagem maior.

Mesmo com o PS Plus, Foamstars Pode Ter um Futuro Sombrio

Foamstar – Imagem: Divulgação

Vale notar que Foamstars é um jogo de serviço ao vivo, o que significa que há tempo para aprimorar as arestas com suas atualizações futuras, mas resta ver se pode chegar tão longe. Por mais que valha, essas críticas mornas ainda estão longe de alguns dos piores jogos de 2023. Esse ano viu muitos lançamentos importantes, com 2023 sendo um dos melhores anos para jogos em muito tempo, mas ainda viu lançamentos como The Lord of the Rings: Gollum e Flashback 2, que tiveram pontuações Metascore de 33 e 35, respectivamente. No entanto, vale a pena notar que Foamstars rapidamente foi colocado na mesma categoria que Babylon’s Fall, já que ambos são jogos de serviço ao vivo da Square Enix.

Infelizmente, o lançamento de Babylon’s Fall foi muito semelhante ao de Foamstars até agora. Babylon’s Fall não causou impacto e lutou com retenção de jogadores e vendas, a ponto de, dentro de um ano, suas cópias físicas serem retiradas, teve uma contagem de jogadores simultâneos de 1 no Steam, e foi encerrado para sempre. Ninguém deve celebrar o fracasso de um jogo, que foi tristemente trazido ao fim na deprimente e última nota de patch de Babylon’s Fall: “Fim do Serviço”, e Foamstars certamente tinha muito potencial antes do lançamento. Mesmo agora, muitas críticas e discussões sobre o jogo comentam sobre seu potencial, apesar de isso estar enterrado sob tudo mais.

Se terá tempo para viver até esse potencial é, em última análise, até os jogadores e a Square Enix, mas parece que ser um jogo gratuito do PS Plus no primeiro dia para fevereiro de 2024 não conseguiu ajudar seu lançamento. Aqui está a esperança de que Foamstars possa fazer um grande retorno como tantos jogos antes dele.