No final dos anos 80, dois jogos icônicos definiram o início de uma era: Metroid lançado em 1986 e Castlevania em 1986 também.
A combinação de elementos desses jogos formou a base do que hoje conhecemos como Metroidvania, um termo que surgiu muito mais tarde.
Essenciais são exploração não-linear e o progresso baseado na aquisição de habilidades, que permitem acesso a novas áreas.
A liberdade de explorar e o retorno a locais antigos com novas habilidades são características marcantes deste estilo.
As habilidades adquiridas são não apenas ferramentas, mas chaves que desbloqueam segredos e novos caminhos no mapa do jogo.
Metroid introduziu o conceito de mapas expansivos e a necessidade de revisitar áreas para progresso contínuo.
Castlevania trouxe elementos de RPG, como melhorias de equipamentos e complexidade narrativa, enriquecendo a fórmula.
O termo só se popularizou nos anos 2000, com o lançamento de jogos que claramente combinavam elementos de ambos os títulos originais.
Desenvolvedores independentes abraçaram esse estilo, criando jogos como 'Hollow Knight' e 'Ori and the Blind Forest', que revitalizaram o gênero.
Com tecnologia avançada e uma comunidade apaixonada, o futuro do Metroidvania promete inovações e mais experiências imersivas.