A Capcom sabe que a preservação de jogos tem se tornado uma preocupação crescente na indústria dos games à medida que avançamos para modelos de assinatura e consoles digitais, onde a posse de jogos se torna incerta. Sem cópias físicas, os jogos existem apenas em mercados digitais que eventualmente serão desativados, caminhando para um futuro onde partes significativas da história dos videogames podem ser perdidas.
Em alguns casos, a mídia física agora está disponível apenas por meio de edições limitadas. Jogos retrô amplamente lançados já são vendidos a preços exorbitantes devido à sua raridade, sem mencionar os lançamentos físicos projetados para serem raros. Enquanto isso, outras publicadoras estão experimentando jogos exclusivamente digitais, como Hellblade 2.
No entanto, nem tudo está perdido, pois editoras como a Capcom estão mantendo o compromisso com os jogos físicos, mesmo quando muitas outras na indústria os abandonam. “Dado que um número significativo de usuários finais demanda jogos físicos, atualmente não esperamos eliminar os produtos físicos,” afirmou a Capcom em uma sessão de perguntas e respostas oficial quando questionada sobre o número decrescente de jogadores que compram cópias físicas.
Anteriormente, na sessão de perguntas e respostas, a Capcom discutiu como abordava a venda de videogames no passado. Novos lançamentos ocupavam espaço nas prateleiras de lojas físicas por cerca de seis meses, mas considerando que as lojas digitais não precisam rotacionar jogos antigos para dar lugar aos novos, a Capcom vê um fluxo constante de vendas anos após o lançamento de um jogo.
“Os desenvolvedores de jogos se tornaram capazes de vender jogos diretamente online, o que nos permite realizar estratégias de precificação, bem como descontos em títulos de séries anteriores em conjunto com o lançamento de um novo título,” explicou a Capcom. “Graças a isso, as vendas unitárias continuam a crescer mesmo hoje para títulos como Resident Evil 7 Biohazard, lançado há sete anos, e Monster Hunter: World, lançado há seis anos.”
Leia mais:
- Capcom Lança Kunitsu-Gami: Path of the Goddess com Espetáculo Incrível de Teatro Japonês
- O Filme de Street Fighter de 1994 Ainda Gera Dinheiro para a Capcom
- De Volta ao Ringue: Marvel vs Capcom Collection Chega ao PS4!
- [RUMOR] Capcom e SNK Planejam um Novo Crossover
Portanto, enquanto um futuro cada vez mais digital apresenta grandes riscos para a preservação da história dos videogames, há alguns aspectos positivos em como essas lojas digitais são flexíveis. Desde que a mídia física não seja completamente eliminada, o digital também pode manter jogos mais antigos em evidência.