Another Crab’s Treasure: Final do Jogo Explicado! (Soulslike do Caranguejo)

Another Crab’s Treasure ou Soulslike do Caranguejo é um dos principais candidatos a melhor jogo indie de 2024 e possível escolha pessoal para Jogo do Ano de muitos jogadores, capturou a atenção de uma ampla variedade de gamers.

Seu estilo artístico cativante e colorido, combinado com uma abordagem acessível ao gênero Soulslike — incluindo recursos de dificuldade e um modo de assistência — tornam a história do pequeno caranguejo, Kril, acessível e atraente para quase todos que desejam experimentá-la.

A jornada de Kril começa de forma inusitada quando um tubarão de empréstimos aparece e alega que o pequeno caranguejo ermitão deve impostos, uma vez que sua maré foi colocada sob o controle de uma duquesa caranguejo. Assim, Another Crab’s Treasure ganha vida quando Kril mergulha no oceano com o objetivo explícito de recuperar seu lar.

No decorrer de sua aventura, Kril precisa derrotar a própria duquesa (corrompida por Gunk), ajudar a resolver um mapa do tesouro e compreender seu chamado como caranguejo ermitão. Isso leva Kril a perceber que há mais no oceano do que apenas ele mesmo, tanto literal quanto cosmicamente.

O Verdadeiro Significado de Another Crab’s Treasure

O Verdadeiro Significado de Another Crab's Treasure
Reprodução: Aggro Crab

A história de Another Crab’s Treasure presta homenagem à natureza dramática das histórias de Soulslike. Se os jogadores não estavam preparados para a mudança súbita de tom quando a duquesa caranguejo é tomada pelo Gunk, eles certamente não estavam prontos para a verdade no “Fundo do Ralo”.

Kril e Konche encontram a “Espiral Perfeita”, uma concha com o poder de salvar o oceano que apenas caranguejos ermitões podem usar, mas Chitan é usada para matar Konche por um deus do mar Umami. Após a batalha, Kril promete usar a Espiral Perfeita para salvar Chitan de morrer.

Antes que Kril tenha a chance, Firth, o caranguejo ermitão cuja jornada correu em paralelo com a de Kril o tempo todo, a coloca e imediatamente deixa o poder subir à cabeça. Usando as supostas últimas palavras de Chitan sobre como Kril deveria canalizar sua raiva para o bem, ele rouba a Espiral e destrói tanto Firth quanto a Ilha do Lixo. Quando os dois caranguejos caem, Firth é morto por uma bota caída, marcando mais uma morte (embora merecida) em Another Crab’s Treasure.

Soulslike do Caranguejo

Apesar de interromper o ataque total de Firth, Kril não se sente como se tivesse feito algo bom ou útil. Tudo ao seu redor faz com que Kril questione por que continuou viajando e lutando quando poderia ter ficado na maré fazendo nada, eventualmente decidindo que estava procurando por um lar que ainda não encontrou.

Pawnathan vai contra suas palavras passadas quando os jogadores o encontraram no início de Another Crab’s Treasure e se recusa a devolver a concha de Kril. Isso leva Kril a colocar sua nova raiva e resolução à prova, levando-o a matar Pawnathan para reivindicá-la.

Leia mais:

Conforme uma mensagem de vídeo semelhante ao início do jogo é reproduzida, com uma mensagem menos ingênua sobre o estado do mundo, Kril pode ser visto voltando para buscar Chitan, que afinal sobreviveu ao encontro. Isso destaca a verdadeira mensagem de Another Crab’s Treasure, que é que com um futuro incerto pela frente, as pessoas não devem se acomodar e devem fazer o que é certo pelo bem dos outros e do planeta, demonstrado pelos cidadãos aprendendo a se defender e Nemma ajudando os outros com seu restaurante.

Mais do que tudo, Kril, que parece estar em busca de seu verdadeiro lar, viaja e usa sua nova força para ser um herói para aqueles que precisam, com um forte sinal de sua resolução: dando a concha pela qual lutou tanto para um caranguejo ermitão sem-teto que precisava mais do que ele. O nome do jogo apelidado de soulslike do caranguejo na verdade se chama Another Crab’s Treasure.