Por que a Sony Decidiu Não Seguir os Passos do Xbox Game Pass com o PS Plus?

Ao longo desta geração, a Sony enfrentou pressões de uma parte vocal da comunidade gamer para adotar o modelo de negócios ainda não comprovado do Xbox Game Pass com o PS Plus. A empresa decidiu, eventualmente, dar um passo intermediário, fundindo o PS Now com sua assinatura existente, mas resistindo à tentação de adicionar jogos de first party no dia do lançamento ao serviço. Essa estratégia foi descrita como insustentável.

Por um bom tempo, a Microsoft deixou de compartilhar atualizações sobre o número total de assinantes do Xbox Game Pass, embora insistisse que o serviço é lucrativo, sem realmente detalhar a contabilidade. No entanto, analistas como a Circana indicaram que as assinaturas de jogos geralmente atingiram um platô nos Estados Unidos e não conseguem atrair assinantes nas mesmas quantidades que serviços de streaming de vídeo como a Netflix.

Sony Pode ter acertado ao Não Copiar o Modelo do Xbox Game Pass com o PS Plus

Xbox Live Gold Acabou?

Durante seu podcast de estratégia de negócios nesta semana, a Microsoft anunciou que aumentou seu total anterior de 25 milhões de assinantes do Xbox Game Pass para 34 milhões, embora tenha esclarecido que esse aumento dramático se deve em grande parte à rebranding do Xbox Live Gold como Xbox Game Pass Core. Havia quase 12 milhões de membros do Xbox Live Gold antes da mudança.

Isso apoia as teorias de que o serviço não está crescendo a uma taxa significativa, embora, segundo o chefe Phil Spencer, o número de membros do Xbox Game Pass Core seja uma “pequena” seção do total geral. Ele também insiste que seus assinantes são todos membros “totalmente pagos”, embora ainda existam truques de conversão que tornam a assinatura mais acessível do que deveria ser.

Leia mais:

Ainda assim, tudo isso sugere que a Sony acabou seguindo o caminho certo com o PS Plus, pois conseguiu aumentar a receita geral de suas assinaturas sem prejudicar as vendas de preço cheio de seus jogos de primeira parte, como Marvel’s Spider-Man 2, que ultrapassou 10 milhões de unidades este mês. Considerando a quantidade significativa de pressão que enfrentou para seguir o exemplo da Microsoft no início da geração, provavelmente merece algum crédito por manter sua posição e forjar seu próprio caminho.