Em um cenário de demissões em massa, custos de desenvolvimento crescentes, ciclos de desenvolvimento cada vez mais longos e outras adversidades, a indústria de jogos parece mais instável do que nunca. No entanto, alguns estúdios parecem estar imunes a essas turbulências. Um exemplo notável é a FromSoftware, desenvolvedora de Dark Souls e Elden Ring, um estúdio que não apenas evitou demissões, mas está crescendo de forma impressionante e continua lançando títulos universalmente aclamados e comercialmente bem-sucedidos em um ritmo surpreendente.
Em uma entrevista recente à IGN, Hidetaka Miyazaki, diretor de Dark Souls, Bloodborne, Elden Ring e outros, foi questionado sobre qual seria a fórmula mágica que permitiu à FromSoftware prosperar em uma indústria que enfrenta dificuldades. Segundo ele, a resposta é simples: contar com uma equipe excelente que ama criar esses jogos e que é, segundo suas palavras, eficiente na criação de jogos.
Miyazaki aponta que a chave para essa eficiência está na capacidade de tomar decisões rápidas nas fases iniciais do desenvolvimento do projeto.
“Acho que um dos pontos é que conseguimos entender rapidamente o que queremos fazer e tomar essas decisões logo no início do desenvolvimento”.
– Hidetaka Miyazaki
“Conseguimos iterar e deixar coisas de lado. Avançamos com ideias em um ritmo rápido. Conseguimos mudar rapidamente e decidir rapidamente o tipo de jogo que queremos fazer.”
-Hidetaka Miyazaki
O próximo grande lançamento da FromSoftware será Elden Ring: Shadow of the Erdtree, que será a maior expansão do estúdio até o momento, com lançamento previsto para PC e consoles em 21 de junho.
Leia mais:
- Ender Magnolia: Bloom in the Mist Anunciado para Xbox
- Novo Hub de Jogos do Xbox Vem para Aplicativo de PC
- Blizzard Anuncia Chat Campfire de Diablo 4 para 29 de Fevereiro
- O Melhor Jogo de PS3 de Todos os Tempos. Confira os 15 Games Que Entraram para a História!
Miyazaki, que atuou como diretor na maioria dos principais jogos da FromSoftware na última década e meia, também mencionou que “há uma grande possibilidade” de que ele não dirija o próximo grande jogo Soulslike do estúdio. Essa abordagem focada e eficiente no desenvolvimento de jogos AAA destaca a FromSoftware como um exemplo de sucesso e resiliência em uma indústria cheia de desafios.