Compositor de Crash Bandicoot cita a música que “bloqueou” a trilha sonora da série

Josh Mancell, o compositor por trás da música de algumas das primeiras aventuras de Crash Bandicoot, falou sobre a canção que definiu a trilha sonora original do jogo em sua estreia em 1996 no PS1. Em uma entrevista ao The Guardian, Mancell relembra como foi desafiador encontrar a identidade sonora do personagem. “Enquanto trabalhava no jogo, eu estava definitivamente jogando coisas contra a parede para ver o que colava”, diz ele. Inicialmente focado em criar uma trilha sonora experimental, Mancell descobriu que, ao compor para o oitavo nível, “Hog Wild”, ele finalmente encontrou o som que se encaixava com Crash.

Hog Wild foi um ponto de virada, especialmente em termos do feedback que eu estava recebendo sobre a música”, continua Mancell. “Eu estava sendo direcionado para fazer uma trilha mais experimental, toda em percussão e sons ambientais. Mas acho que a reação foi dividida. A música de ‘Hog Wild’ era mais… não quero dizer universal como um trocadilho, mas era mais cômica. As pessoas riam dela e começou a parecer que havia uma reação mais positiva. Não soava como a música do Mario, mas soava como sua própria versão disso, mais animada, mais voltada para o personagem.”

A Influência dos Desenhos Animados

Mancell compara o tom de Hog Wild com o tipo de música que acompanharia programas de desenho animado. “Hog Wild foi o abridor de olhos”, diz ele. “Foi quando comecei a ver como o jogo estava parecendo. Você está jogando um desenho animado, você é um personagem em um desenho animado.” Ele menciona que Charles Zembillas, que desenhou os personagens, teve envolvimento com Looney Tunes, trazendo essa sensibilidade para o jogo antes mesmo de Mancell entrar no projeto.

Mancell trabalhou em Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back, Crash Bandicoot: Warped e Crash Team Racing, bem como em Jak and Daxter: The Precursor Legacy, Jak II e Jak 3. Ele recebeu indicações ao Emmy por seu trabalho em Clifford the Big Red Dog no início dos anos 2000 e

criou trilhas sonoras para filmes como Bongwater, Chuck & Buck e Love Comes to the Executioner.

Leia mais:

A abordagem de Mancell para a trilha sonora de Crash Bandicoot, começando com “Hog Wild”, estabeleceu um padrão para a série, misturando humor, energia e um estilo único que se destacava de outros jogos da época. Sua habilidade em capturar a essência de um “desenho animado jogável” não só definiu o tom para Crash Bandicoot, mas também influenciou a música de videogames como um todo, mostrando como a trilha sonora pode aprim