Elden Ring: Shadow of the Erdtree – Seguindo os Passos de Miquella

Mergulhar novamente no mundo de Elden Ring é uma proposta intimidante. Após a épica jornada que a FromSoftware nos entregou em 2022 e os desafios enfrentados para completar a história inicial, ser oferecido a oportunidade de jogar o DLC Shadow of the Erdtree é ao mesmo tempo empolgante e assustador. Parte disso se deve às complexidades dos eventos de prévia, mas também à minha experiência com DLCs anteriores da FromSoft.

A expectativa é que Elden Ring: Shadow of the Erdtree seja ainda mais desafiador do que o jogo principal, mas também é uma chance de retornar a um dos melhores jogos já feitos. Depois de jogar algumas horas de Shadow of the Erdtree, posso dizer que foi ótimo estar entre os primeiros a visitar a Terra das Sombras e, diante de desafios insuperáveis, o DLC me lembrou exatamente o que torna Elden Ring tão especial.

Shadow of the Erdtree: Seguindo a Jornada de Miquella

Para nossa prévia de Shadow of the Erdtree, a Bandai Namco e a FromSoftware ofereceram a mídia selecionada a oportunidade de jogar cerca de 3 horas do novo DLC. Havia três builds diferentes para escolher: Guerreiro, Cavaleiro ou Feiticeiro (cada um no nível 150), e fomos soltos no novo conteúdo. Para aqueles que estão curiosos se as primeiras horas do DLC são tão boas quanto o jogo principal, fico feliz em relatar que o senso de descoberta, o design intricado dos níveis e os chefes desafiadores continuam presentes nesta expansão de Elden Ring.

Novas Capturas de Tela de Shadow of the Erdtree

É difícil julgar alguns elementos como escopo, dificuldade e equilíbrio, porque este foi um evento de prévia e não estávamos entrando neste conteúdo com nossas builds existentes. Também tivemos acesso apenas a uma pequena porção do mapa de Shadow of the Erdtree e nossos personagens estavam equipados apenas com um conjunto inicial de armas, muitas das quais eram novas para o DLC.

Mantendo o espírito de uma prévia, quis explorar novas armas, habilidades de armas e Ashes of War, então nada estava tão otimizado quanto poderia ser, mas sem dúvida foi divertido.

A maioria dos fãs de Elden Ring provavelmente sabe como Shadow of the Erdtree começa, e não vale a pena estragar quaisquer detalhes da história revelados durante o jogo.

O que vale mencionar é que o jogador está perseguindo Miquella, um personagem chave da lore de Elden Ring, enquanto ele atravessa a Terra das Sombras. Fomos lançados em um campo aberto e aquele sentimento inicial de exploração voltou rapidamente. Você quer investigar cada canto e recanto para ver quais segredos podem estar escondidos atrás de uma lápide ou sob uma borda.

Novos inimigos, como o enorme cara da cesta de fogo, despertam seu interesse antes de esmagar o pé no chão, enviando uma onda de fogo que te derrota instantaneamente. Eu simplesmente precisava saber o que acontece quando você ataca aqueles vermes azuis brilhantes que chamaram a atenção de todos no primeiro trailer de Shadow of the Erdtree, e vamos apenas dizer que eles não são apenas adereços ambientais.

Explorando a Terra das Sombras em Elden Ring: Shadow of the Erdtree

Após explorar bastante o primeiro campo aberto, os jogadores chegam a um Site of Grace e encontram dois novos NPCs de Elden Ring. Eles fornecem um pouco do contexto para a jornada à frente e apontam duas direções possíveis.

À esquerda da bifurcação está um dungeon legado, e à direita, o Castelo Ensis, um dungeon de tamanho médio. Ambos os dungeons se encaixam na temática medieval que permeia a maioria de Elden Ring – castelos em ruínas com cavaleiros imponentes e servos mortos-vivos.

Alguns inimigos familiares reaparecem, mas a maioria das ameaças são novas. Alguns são o típico “fôlego de canhão” que você pode rapidamente atordoar e eliminar com dois rápidos golpes de espada, mas se não tomar cuidado, eles o sobrecarregarão e enviarão você de volta ao Site of Grace mais próximo. Outros inimigos são mais imponentes e exigem paciência, reconhecimento de padrões, esquivas e bloqueios no momento certo, além de um pouco de sorte.

Como em qualquer jogo da FromSoftware, alguns jogadores passarão por esses inimigos na primeira tentativa, enquanto outros os verão como mini-chefes que eventualmente precisarão contornar ou superar, dependendo da tolerância para a dificuldade.

Shadow of the Erdtree: Um Desafio para os Melhores

A FromSoftware anunciou que Shadow of the Erdtree contará com mais de 10 novos chefes, e eu encontrei apenas três deles durante a prévia. Um deles estava em uma pequena cripta, sendo aquele típico chefe da FromSoftware que é apenas um cara – neste caso, um cavaleiro – mas que bate forte. Armado com uma besta de fogo rápida, este cavaleiro poderia erradicar seu HP em um segundo, sendo ágil e rápido.

Mas esse chefe foi apenas um aperitivo para o que estava por vir. O primeiro grande chefe que vi em Elden Ring: Shadow of the Erdtree foi apelidado de Leão Dançante, e ele realmente dança. Com um design grotesco que parece a cabeça desencarnada de uma criatura estranha (imagine uma coisa selvagem de “Onde Vivem os Monstros”), o Leão Dançante parecia ser parte homem e parte besta. Este chefe era extremamente ágil, capaz de se mover rapidamente pela arena e causar grandes danos em um segundo.

Explorando os Novos Chefes em Elden Ring Shadow of the Erdtree

Não quero revelar muito, mas se este for o primeiro grande chefe da maioria dos jogadores em Shadow of the Erdtree, será o tipo de recepção calorosa que só a FromSoftware pode oferecer – um banho frio que lembra que mesmo os chefes de aparência mais legal podem se tornar lutas caóticas pela sobrevivência. Algumas peculiaridades da câmera me causaram problemas durante a luta, mas no geral, a batalha parecia justa e bastante difícil. Novamente, é difícil dizer quão desafiador o Leão Dançante pode ser com algumas das builds de Elden Ring superpoderosas que existem por aí, mas a luta contra o chefe entregou tudo o que se esperava.

Explorando os Novos Chefes em Elden Ring: Shadow of the Erdtree

O outro grande chefe que encontrei tinha um design menos espetacular em comparação com o Leão Dançante, mas serviu como um contraponto interessante. Em lutas contra chefes em Elden Ring, o tempo e a paciência são sempre fundamentais, mas o design deste chefe era mais deliberado. Lembra como Malenia exigia que você provocasse ataques específicos para causar dano, enquanto Radagon exigia que você se mantivesse à tona em meio ao caos.

Ambos os chefes apresentaram desafios diferentes, e o maior elogio que posso dar é que mal posso esperar para enfrentá-los novamente (e de verdade).

Uma Recepção Acalorada no DLC de Elden Ring

Assim como 30 horas parecem mal arranhar a superfície de Elden Ring, 3 horas pareceram mal arranhar a superfície de Shadow of the Erdtree. Tudo o que você espera de um DLC da FromSoftware estava lá – novos tipos de inimigos, novas armas, novos chefes – e a escala deste novo conteúdo parece corresponder à de Elden Ring.

Shadow of the Erdtree parece mais aberto e menos restrito em comparação com DLCs anteriores da FromSoftware, assim como Elden Ring fez em comparação com jogos anteriores da desenvolvedora. A Terra das Sombras é bela, misturando o gótico medieval com uma beleza natural fantástica. A imensa e carbonizada Erdtree que se destaca na paisagem e as ondulações no céu são tão impressionantes quanto ver a Erdtree brilhante no jogo principal pela primeira vez. Os designs dos inimigos variam de estranhos a legais a grotescos, e há pelo menos um tipo de inimigo que certamente dará pesadelos a alguns jogadores.

Leia mais:

A FromSoftware também introduziu sabiamente um consumível chamado Scadutree Blessings, que aumenta o dano causado e a proteção contra danos recebidos. Essa é uma maneira para os jogadores de nível mais alto de Elden Ring melhorarem suas builds mesmo após atingirem retornos decrescentes nos atributos.

Elden Ring é um vencedor do prêmio Jogo do Ano, um sucesso retumbante de vendas e foi um tema de conversa ao longo de quase todo o ano de 2022. Portanto, para a maioria das pessoas, a promessa de mais conteúdo já é tentadora o suficiente.

Muitos jogadores, incluindo eu, estão até em novos playthroughs para se preparar para o DLC, reacostumar-se com o mundo e os controles, ou ambos. Voltar a calçar as botas do Maculado foi emocionante e, independentemente de quão breve foi meu tempo na Terra das Sombras, foi um lembrete de quão incrível Elden Ring é.

Não há desenvolvedor por aí que possa fazer o que a FromSoftware faz, e Shadow of the Erdtree parece provar que os desenvolvedores estão se esforçando tanto para o DLC quanto fizeram para o jogo principal. Se as primeiras horas de dor e punição forem tão empolgantes quanto o produto final, os fãs de Elden Ring estão prestes a embarcar em mais uma jornada inesquecível.