Fenômeno Lucrativo: Como Um Desenvolvedor Faturou R$1,7 Milhão com Jogos de Troféus Fáceis no PS4 e PS5!

Em um cenário onde o desenvolvimento de jogos AAA demanda um investimento substancial de tempo e dinheiro, TJ Gardner, um programador autodidata, encontrou uma fórmula inusitada para sucesso financeiro na indústria de games. Através da criação de uma série de jogos extremamente simples, que ele foi capaz de desenvolver em aproximadamente 30 minutos cada, Gardner acumulou quase 1,7 milhão de reais. Seu primeiro jogo, conforme ele revelou ao The Guardian, levou entre sete a oito horas para ser desenvolvido, mas os títulos subsequentes, como Stroke the Beaver, demandaram cerca de meia hora.

Os jogos da série Stroke, disponibilizados na PlayStation Store por R$ 21,50 cada, propõem uma mecânica de jogo minimalista: o jogador pressiona um botão para acariciar um animal, incrementando um contador na tela. Atingindo determinado número de “carícias”, o jogador recebe troféus, variando de bronze até platina, sem qualquer animação ou efeito sonoro envolvido, apenas uma imagem estática do animal com um fundo musical de batidas acústicas lo-fi.

Fenômeno Lucrativo Como Um Desenvolvedor Faturou R$1,7 Milhão com Jogos de Troféus Fáceis no PS4 e PS5!

Desde seu lançamento em setembro de 2022, os jogos da série “Stroke” foram baixados mais de 120 mil vezes, gerando mais de 1,72 milhões de reais em vendas, dos quais Gardner ficou com um lucro antes de impostos superior a 1,19 milhão de reais, já descontando a taxa de 30% da Sony pela hospedagem na PlayStation Store.

Este fenômeno reflete uma tendência na PlayStation Store, onde proliferam jogos simples e de baixo custo que oferecem troféus fáceis em troca de dinheiro. Gardner, motivado pela necessidade de sustentar sua família e aproveitando a facilidade de publicação na plataforma da Sony, viu uma oportunidade de mercado. Stroke the Hamster, por exemplo, é o título mais vendido da série, com mais de 11.000 downloads.

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Embora Gardner reconheça a simplicidade e a falta de complexidade dos seus jogos, ele os defende como legítimos videogames por oferecerem interação e objetivos claros. Ele acredita que proporcionam uma transação mais honesta do que outras práticas do mercado, como as lootboxes.

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Com o lucro obtido, Gardner quitou suas dívidas e agora busca novos projetos, como o lançamento de um site para rastrear conquistas em jogos, gameachievements.net. Apesar do debate que seus jogos possam gerar na comunidade de gamers, Gardner não tem arrependimentos, ressaltando que suas ações foram motivadas pelo desejo de apoiar sua família.