A Sony está preparando uma nova versão de alta performance do PlayStation 5, atualmente conhecida pelo codinome “Trinity” e que possivelmente será lançada como PS5 Pro ainda este ano. Recentemente, informações sobre as especificações técnicas do PS5 Pro foram confirmadas pelo The Verge, que também obteve detalhes sobre como os jogos existentes e novos para PS5 podem ser aprimorados para aproveitar o hardware do PS5 Pro. Além disso, a Sony está trabalhando em um modo “ultra-boost” para jogos mais antigos, a fim de melhorar o desempenho no PS5 Pro.
Segundo fontes familiarizadas com os planos da Sony, a empresa está solicitando que os desenvolvedores criem um modo gráfico exclusivo para o PS5 Pro nos jogos, que combina a nova tecnologia de upscaling PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR) para 4K com taxa de 60fps e efeitos de ray-tracing. O site Insider Gaming já havia reportado alguns desses detalhes sobre os jogos “Enhanced” para o PS5 Pro no mês passado.
PS5 Pro: Sony Busca 60fps, Mas Aceita Menos
Embora a Sony deseje esse novo modo nos jogos, o selo “Enhanced” do PS5 Pro ainda estará disponível para uma variedade de outros cenários, incluindo jogos que operam a 30fps. Os desenvolvedores podem optar por aumentar a resolução alvo para jogos do PS5 Pro que rodam com uma resolução fixa no PS5 ou até aumentar a resolução máxima alvo para jogos que operam com uma resolução variável no PS5.
Isso significa que podemos esperar jogos PS5 Pro Enhanced rodando entre 1080p e 1440p a 30fps no PS5 base e entre 1280p e 2160p no PS5 Pro na mesma taxa de quadros. Um aumento fixo de resolução de 1440p para 2160p também se qualificaria como um jogo PS5 Pro Enhanced.
Os desenvolvedores também podem optar por ativar efeitos de ray-tracing e obter o selo PS5 Pro Enhanced sem melhorar a resolução ou a taxa de quadros. Se um desenvolvedor desejar mirar 60fps em vez de 30fps com a mesma resolução, isso também pode se qualificar como um jogo PS5 Pro Enhanced.
Simplesmente rodar um jogo com uma taxa de quadros mais estável no PS5 Pro não é suficiente para obter o selo Enhanced, no entanto. A Sony também não adicionará o selo a jogos que funcionem com uma resolução variável e vejam um aumento de resolução no PS5 Pro que não melhore a resolução máxima. Assim, se um jogo passar de uma variável de 1440p–2160p para 1800p–2160p variável, isso não se qualificará para o selo Enhanced.
Mas Está Pronta para Negociar
Os desenvolvedores precisarão atualizar seus jogos para o SDK mais recente da Sony para aproveitar os recursos do PS5 Pro, mas alguns jogos que não foram atualizados ainda se beneficiarão de um desempenho melhor no console que está por vir. O PS5 Pro terá um modo “ultra-boost” que ajudará os modos VRR a rodar com uma taxa de quadros mais alta, e jogos com uma resolução variável poderão renderizar em resoluções mais altas. As taxas de quadros também podem ser mais estáveis em certos jogos.
A Sony alerta os desenvolvedores de que muitos jogos não atualizados não mostrarão melhorias neste modo ultra-boost. Jogos que funcionam com uma resolução fixa e configurações gráficas para resoluções de renderização fixas não mostrarão melhorias.
Leia mais:
- Sony Confessa! Esse Foi o Pior Playstation de Todos?!
- Novidades em Acessórios de Realidade Virtual para PlayStation em 2024
- Como os SSDs Estão Transformando o Desempenho do PlayStation 5
- Veja o Preço! PlayStation 5 Slim com Disco + 2 Jogos Chega ao Brasil
Mesmo que os desenvolvedores permaneçam em versões mais antigas do SDK da Sony, eles ainda podem utilizar o PSSR para fazer upscaling de títulos e acessar a memória adicional do sistema que a Sony está oferecendo aos desenvolvedores de jogos.
Os requisitos para o selo PS5 Pro Enhanced são em grande parte semelhantes ao que a Sony fez com o PS4 Pro, e há uma clara flexibilidade aqui para que os desenvolvedores escolham o que desejam melhorar. Se um jogo se qualificar para o selo Enhanced, ele poderá ser exibido na embalagem do disco e nas páginas da PlayStation Store.