Sony Planeja Ser Mais “Agressiva” nos Lançamentos Multiplataforma para PC Visando Maximizar Lucros

Nos últimos anos, a Sony ampliou significativamente sua presença no espaço de jogos para PC, com títulos como God of War, Horizon Zero Dawn e Marvel’s Spider-Man alcançando sucesso impressionante na plataforma. Mais recentemente, Helldivers 2, desenvolvido pela Arrowhead Game Studios, um shooter cooperativo de terceira pessoa, foi lançado simultaneamente para PS5 e PC, atraindo uma base considerável de jogadores neste último e se tornando o maior lançamento da Sony na plataforma até o momento.

E parece que a empresa tem a intenção de não apenas continuar nessa direção, mas até acelerar seus planos. Durante uma sessão de perguntas e respostas como parte de sua apresentação de resultados trimestrais, o presidente da Sony e presidente da PlayStation, Hiroki Totoki, falou sobre o assunto. Notando o sucesso que os lançamentos de primeira parte da empresa tiveram até agora, ele disse que ainda há muito espaço para maximizar ainda mais os lucros, e uma das maneiras de a Sony fazer isso é sendo mais “proativa” e “agressiva” com seus lançamentos multiplataforma para PC.

Sony Planeja Ser Mais “Agressiva” nos Lançamentos Multiplataforma para PC Visando Maximizar Lucros

“No passado, queríamos popularizar os consoles, e o principal propósito de um título de primeira parte era tornar o console popular,” disse Totoki (via VGC).

Isso é verdade, mas há uma sinergia nisso, então se você tem conteúdo de primeira parte forte – não apenas em nosso console, mas também em outras plataformas, como computadores – um jogo de primeira parte pode crescer com multiplataforma, e isso pode ajudar a melhorar o lucro operacional, então isso é algo em que queremos trabalhar proativamente.

“Pessoalmente, acho que há oportunidades lá fora para melhoria de margem, então gostaria de ser agressivo na melhoria do nosso desempenho de margem.”

O mencionado Helldivers 2 é um exemplo raro de um título dos PlayStation Studios que teve um lançamento simultâneo no PC e PS5, com a grande maioria dos jogos da empresa – especialmente os principais – tendo lançamentos escalonados, onde chegam ao PC muito depois dos consoles PlayStation.

Leia mais:

Se os comentários de Totoki indicam que a Sony pode estar considerando lançamentos simultâneos para PC de seus jogos ainda está para ser visto, mas dado o sucesso que a empresa já desfrutou na plataforma, seria surpreendente se isso pelo menos não fosse uma conversa dentro das fileiras da PlayStation.

Claro, a empresa já disse anteriormente que está disposta a fazer lançamentos multiplataforma simultâneos para seus títulos de serviço ao vivo, com jogos como Fairgame$ e Concord tendo sido oficialmente confirmados para PS5 e PC.

Outro título de primeira parte da Sony que está por vir – o remaster de “Until Dawn”, que, claro, não é um serviço ao vivo – também será lançado no PC no mesmo dia.

Em maio de 2022, a Sony afirmou que cerca de 50% de seu portfólio de primeira parte teria presença no PC até o ano fiscal de 2025/26.