Quem criou o Playstation? Antes de emergir como uma gigante no mercado de games com a PlayStation, a Sony não possuía nenhuma experiência significativa nessa indústria, concentrando-se em outros produtos e tecnologias. No entanto, durante o final dos anos 80, um grande obstáculo cultural impediu a empresa de investir no então florescente mercado de videogames, visto que muitos na Sony consideravam o entretenimento como meramente “brinquedo de criança”. Contudo, entre essas vozes, havia uma dissidente que pensava diferente: Ken Kutaragi.
Quem criou o Playstation? Ken Kutaragi, com suas ideias inovadoras, foi fundamental para romper esse estigma e tabu dentro da Sony, levando à criação de uma das marcas mais valiosas do setor de games e além. Neste especial, exploramos a era pioneira da PlayStation, quando tudo era apenas começando.
Ken Kutaragi foi quem criou o playstation, um engenheiro da Sony em 1984, teve um papel crucial na inovação da empresa. Após uma visita ao laboratório de processamento de informações da Sony, ele ficou fascinado com o System-G, uma tecnologia promissora que gerava imagens 3D em transmissões de TV. Vendo o potencial, Kutaragi decidiu mergulhar no mercado de videogames, um setor em ascensão naquela época.
Colaboração entre Nintendo e Sony
Com a Sony desinteressada em games, Kutaragi percebeu que a mudança precisaria vir de fora. Ele então se aproximou da Nintendo, líder do setor naquele período. Para persuadir a Nintendo a formar uma parceria, Kutaragi viajou até Kyoto com uma proposta valiosa: um chip de som avançado que se alinhava perfeitamente com os cartuchos do Super Nintendo. Isso convenceu Hiroshi Yamauchi, presidente da Nintendo, a colaborar.
O Protótipo do Play Station e a Inovação do CD-ROM
A parceria entre a Nintendo, que dominava o mercado de games, e a Sony, que liderava em tecnologia de CD-ROM, gerou a ideia de um novo tipo de console: o Play Station (originalmente com espaço). O conceito era simples: combinar o Super Nintendo com um leitor de CD-ROM, aproveitando as pesquisas da Sony e da Philips. Em 1990, Norio Ohga da Sony e Hiroshi Yamauchi da Nintendo formalizaram o projeto, que infelizmente nunca chegou a ser comercializado.
A Reviravolta com a Philips e o Desdobramento da Parceria
Apesar do potencial do Play Station, em 1991, a parceria enfrentou um golpe quando a Philips, que também tinha direitos sobre a tecnologia de CD-ROM, formou uma aliança com a Nintendo. Isso permitiu que a Nintendo continuasse com o CD-ROM sob novos termos, enquanto a Philips poderia avançar com seu próprio console, o CD-I.
A Decisão da Sony e o Nascimento do PlayStation
Após a traição, a Sony montou uma equipe de gerenciamento de crise que decidiu continuar com o projeto do PlayStation, agora sem a colaboração da Nintendo. Em 1993, a Sony Computer Entertainment foi criada para se dedicar ao novo console.
Após um período intenso de aprendizado no setor de jogos, marcado até mesmo pela recusa da SEGA em oferecer suporte a Kutaragi, a Sony inaugurou a Sony Computer Entertainment em 27 de outubro de 1993. Esta nova divisão foi criada especificamente para gerenciar as incursões da Sony no florescente mercado de videogames.
Logo após sua criação, a Sony agendou a primeira apresentação oficial do PlayStation. O evento, liderado por Norio Ohga, contou com a presença de aproximadamente 300 desenvolvedores de software de 60 diferentes empresas.
Durante a apresentação, uma demonstração memorável do Tiranossauro em 3D foi revelada, deixando os espectadores impressionados. Jez San, da Argonaut Software, inicialmente acreditou que a demonstração estava sendo executada em poderosas estações de trabalho da Silicon Graphics, as mesmas utilizadas para criar os efeitos visuais do filme “Jurassic Park”. Aqui está um fragmento dessa demonstração impactante:
A Inovação do PlayStation e seu Sucesso
O PlayStation foi lançado em 1994 no Japão, marcando um sucesso imediato. Seu impacto foi amplificado pela capacidade do console de processar gráficos poligonais em tempo real, algo revolucionário para a época. A Sony também formou parcerias estratégicas com desenvolvedoras, consolidando o PlayStation como um líder de mercado e dando início a uma era dourada para os videogames.
O Sucesso do Playstation 1
O sucesso do console PlayStation não se deveu apenas ao seu hardware inovador, mas também ao suporte de grandes desenvolvedoras como Capcom, Konami e Bandai Namco. Essas empresas criaram títulos icônicos que não só definiram a plataforma, mas que continuam ressoando no mundo dos games até hoje.
Dentre os jogos mais populares do PlayStation, destacam-se alguns best-sellers que capturaram a imaginação de milhões de jogadores ao redor do mundo. Gran Turismo lidera a lista com impressionantes 10,85 milhões de cópias vendidas, seguido de perto por Final Fantasy VII com 9,9 milhões. Gran Turismo 2 também fez sucesso significativo, com 9,37 milhões de unidades vendidas.
Leia mais:
- Sony Confessa! Esse Foi o Pior Playstation de Todos?!
- Revelado: Os Exclusivos do PlayStation que Vão Te Deixar de Queixo Caído em 2024!
- Como os SSDs Estão Transformando o Desempenho do PlayStation 5
- God of War Pode Ganhar Remake: O Que a Postagem Misteriosa da PlayStation Revela
Outros títulos notáveis incluem Final Fantasy VIII, que alcançou 8,6 milhões de vendas, e Tekken 3, com 8,5 milhões. Estes números não apenas demonstram a popularidade destes jogos, mas também solidificam o legado duradouro do PlayStation no universo dos videogames.
O legado de Ken Kutaragi e do PlayStation é um testemunho do impacto que uma visão inovadora pode ter sobre uma indústria inteira, transformando não apenas uma empresa, mas também definindo o futuro do entretenimento interativo.