Silent Hill: The Short Message – Uma Experiência de Terror Psicológico em Primeira Pessoa

Silent Hill: The Short Message marca o retorno da icônica série de terror após 12 anos de espera, seguindo os passos de Silent Hill HD Collection e Book of Memories para PS Vita. No entanto, ao invés de entregar uma experiência de horror repleta de enigmas inventivos e sequências assustadoras, a Konami, em parceria com a HexaDrive, optou por um simulador de caminhada que remete aos primórdios do gênero, onde a jogabilidade se resumia basicamente a andar.

O jogo introduz uma nova protagonista, Anita, e seu grupo de amigos adolescentes, abordando temas densos como suicídio, abuso, depressão e bullying. A trama se desenrola em um prédio de apartamentos abandonado, conhecido por seus inúmeros casos de suicídio, onde Anita luta contra seus demônios internos e a trágica perda de sua amiga Maya.

Jogabilidade Limitada e Sequências de Perseguição Frustrantes

A jogabilidade se limita a andar, correr em certos momentos, e interagir com notas e livros. O jogo conduz o jogador por corredores lineares, desvendando a trama através de pinturas, grafites e vídeos. No entanto, as sequências de perseguição, especialmente a última, são marcadas por frustração devido à dificuldade de navegação e a necessidade de reiniciar o processo em caso de falha.

Considerações Finais

Apesar de alguns momentos intrigantes proporcionados pelos vídeos e a abordagem de temas sérios, Silent Hill: The Short Message é criticado por sua jogabilidade insípida e sequências de perseguição mal executadas. Embora seja gratuito e peça apenas 90 minutos do tempo do jogador, a experiência oferecida não justifica o investimento de tempo.

Pontos Principais da Análise:

  • Retorno da série Silent Hill com uma abordagem diferente, focando em um simulador de caminhada com temas pesados.
  • Jogabilidade limitada e foco em exploração linear com pouca interação.
  • Sequências de perseguição frustrantes, especialmente a última, que comprometem a experiência.
  • Apesar de gratuito, o jogo não consegue entregar uma experiência de terror satisfatória que justifique o tempo despendido.