Keiichiro Toyama, o diretor por trás da icônica franquia Silent Hill, revelou recentemente o motivo de sua saída da agora reestruturada Japan Studio da Sony.
Toyama, que trabalhou como diretor de jogos na Japan Studio por mais de duas décadas e é creditado pela criação das franquias Siren e Gravity Rush, decidiu deixar a empresa devido à crescente pressão dos executivos por orçamentos de jogos cada vez maiores.
Trajetória de Toyama na Japan Studio
Após o lançamento de Silent Hill em 1999, Toyama deixou a Konami para trabalhar na série Siren para o PlayStation 2 na Japan Studio. Quase uma década e três jogos Siren depois, o diretor lançou Gravity Rush para o PlayStation Vita, seguido por uma sequência para o PlayStation 4 em 2017.
Infelizmente, Toyama se desligou da Japan Studio em setembro de 2020, apenas dois meses antes do lançamento do console de nova geração da Sony, o PlayStation 5. Cinco meses após sua saída, a Sony anunciou oficialmente os esforços de reestruturação para a Japan Studio.
Motivações para a Saída Keiichiro Toyama do Japan Studio
Em uma nova entrevista com a VGC, Toyama revelou que a insistência da Sony em desenvolver títulos de grande orçamento nos últimos anos foi o motivo por trás de sua saída e de muitos outros desenvolvedores veteranos da Japan Studio. “Com a Sony, havia uma motivação crescente para fazer jogos de orçamento mais alto, e ela queria seguir esse caminho com a marca Japan Studio”, comentou Toyama.
Filosofia da Japan Studio vs. Enfoque da Sony
Enquanto os estúdios ocidentais da PlayStation se concentravam em títulos AAA de grande orçamento, a Japan Studio sempre se destacou por criar jogos menores e mais criativos, como Ape Escape, Patapon, LocoRoco e Puppeteer.
Toyama acreditava que a pressão por projetos mais caros e ambiciosos não combinava com a identidade da Japan Studio. “Minha motivação sempre foi criar jogos originais.”Sinto que posso fazer isso sem um orçamento enorme. Isso me permite me expressar também”, disse ele. Após deixar a Japan Studio em 2020, Toyama fundou o Bokeh Game Studio e anunciou Slitterhead, seu jogo de estreia, em 2021.
Liberdade Criativa no Bokeh Game Studio
Toyama finalizou sua resposta dizendo que está satisfeito com sua liberdade criativa no Bokeh, e que sente que está “realizando” o que queria fazer, que é criar jogos inovadores e originais com orçamentos menores. O estúdio revelou a jogabilidade de Slitterhead no Summer Game Fest 2024 e confirmou a data de lançamento do título de terror para 8 de outubro.
Enquanto isso, a Japan Studio, após a reestruturação, não é mais tão grande quanto costumava ser, mas seu herdeiro, o Team Asobi, está continuando seu legado de títulos menores com o próximo jogo de plataforma Astro Bot. No entanto, ainda não se sabe se a Sony continuará permitindo que o Team Asobi desenvolva jogos com orçamentos menores ou se a história se repetirá.
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A saída de Keiichiro Toyama da Sony Japan Studio destaca um conflito fundamental entre a busca por inovação criativa e a pressão por grandes produções. Enquanto a Sony parece estar focada em títulos de grande orçamento, estúdios menores como o Bokeh Game Studio de Toyama mostram que é possível criar experiências de jogo únicas e memoráveis sem a necessidade de orçamentos exorbitantes. Fãs de jogos criativos e inovadores certamente acompanharão de perto os próximos passos de Toyama e seu novo estúdio.