Preocupação no Ar: 70% dos Dev’s Duvídam do Modelo de Jogos Live Service


Uma nova pesquisa conduzida pela Game Developer, que entrevistou 600 desenvolvedores entre fevereiro e março, revelou preocupações significativas sobre a sustentabilidade dos modelos de negócios de serviço contínuo, comumente usados ​​no desenvolvimento de videogames atualmente.

Os participantes foram questionados sobre o nível de preocupação com a sustentabilidade dos modelos de negócios de serviço contínuo, onde 39% dos entrevistados indicaram estar “um pouco preocupados” e outros 31% se declararam “muito preocupados”. Cerca de um quarto dos desenvolvedores não expressou preocupação, enquanto os 4% restantes não souberam responder.

70% dos Dev's Duvídam do Modelo de Jogos Live Service
Reprodução: Warner

Jogos de serviço contínuo são definidos geralmente como aqueles que continuam a fornecer conteúdo regular após o lançamento do jogo — por exemplo, temporadas regulares com Passes de Batalha — com o objetivo de manter o engajamento do jogador e, em última análise, incentivar gastos contínuos com microtransações ou assinaturas.

Jogos em live service não são bons e Prejudicam a industria de games:

Entre os entrevistados que expressaram preocupação, seja moderada ou alta, cerca de dois terços temiam que os jogadores perdessem o interesse em jogos de serviço contínuo ou que a concorrência de outros jogos similares pudesse impactar negativamente os seus próprios projetos.

Os custos crescentes de aquisição de usuários e de desenvolvimento também foram citados como preocupações importantes.

No último mês, a Warner Bros Discovery reiterou seus planos de focar mais intensamente em jogos de serviço contínuo e gratuitos para jogar. Durante uma conferência da Morgan Stanley, JB Perrette, CEO global de streaming e jogos da empresa, mencionou que suas quatro principais propriedades intelectuais — Mortal Kombat, Game of Thrones, DC e Harry Potter — serão envolvidas nesses planos.

jogos em live service não são bons

“A oportunidade está em pegar essas quatro franquias e desenvolver uma abordagem mais holística, especialmente expandindo para o espaço móvel e multiplataforma free-to-play, o que poderia nos proporcionar um conjunto de receitas mais estável e consistente,” disse ele. “E você verá, ainda este ano, o lançamento de alguns jogos móveis gratuitos que esperamos começar a construir essa base.”

Perrette também destacou a importância dos serviços contínuos: “Em vez de lançar um jogo de console que acaba rápido, como podemos desenvolver um jogo, por exemplo, em torno de Hogwarts Legacy ou Harry Potter, que seja um serviço contínuo onde as pessoas possam vir hoje e viver, trabalhar, construir e jogar nesse mundo de forma contínua?”

Leia mais:

Além disso, um desenvolvedor que trabalhou em Knockout City sugeriu no mês passado que os desenvolvedores deveriam considerar lançar versões ‘servidor privado’ modificadas de seus jogos de serviço contínuo quando eles eventualmente forem desativados, a fim de preservá-los e torná-los jogáveis no futuro.